A confusão entre dar espaço e abandonar

Escrito em em Dezembro 5, 2018

Tenho reparado que muitos pais confundem a necessidade de dar espaço ao adolescente com verdadeiras situações de abandono

Tenho reparado, e nos últimos anos com mais frequência, que muitos pais confundem a necessidade de dar espaço ao adolescente com verdadeiras situações de abandono relacional.

É verdade que cada um de nós, e de uma forma muito acentuada durante a adolescência, precisa de momentos a só. É nestes momentos que pensamos de forma mais livre, e assim conseguimos descobrir a nossa opinião sobre vários assuntos sem tanta influência da opinião de terceiros.

Sendo esta uma das mais importantes ocupações nesta fase etária, é claro que o adolescente precisa, e deve, estar só vários momentos. Mas isto nada tem a ver com a atitude dos adolescentes que se fecham no quarto quase todo o tempo que estão em casa, mesmo quando os pais estão sentados na sala. Choca-me a visita à casa de alguns amigos, pais de adolescentes, que aceitam com facilidade que os seus filhos regressem ao quarto após o cumprimento rápido à pessoa que visita.

Quando algum tem o descaramento de nem me vir cumprimentar, pergunto aos pais se o filho tem alguma zanga comigo, ou se simplesmente é mal-educado. Quando me cumprimentam e regressam rapidamente ao quarto, calo-me, mas fico a pensar como poderá aquele jovem descobrir como é a vida, se nem escuta dos pais e de outros adultos o que eles pensam. Como poderá ele defender-se de tudo o que enfrentamos no dia-a-dia, se tudo o que ele sabe é apenas o que imagina dentro das quatro paredes fechadas do seu quarto.


Tagged as , , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)