Trair ou não trair?

Escrito em em Outubro 10, 2018

Trair ainda não tem o mesmo peso para homens e para mulheres… Descubra porquê!

Quais são as implicações da traição? Porque traímos? O que é a traição e que sentimentos desencadeia? 

O que sente devido a uma traição é absolutamente horrível. Momentos muito bonitos nas nossas vidas transformam-se em momentos de muito sofrimento.  

Não são só as mulheres a ser traídas, os homens também. E não são só as mulheres a sofrer com isso, os homens também sofrem. Cada vez mais os homens estão evoluídos psicologicamente nos relacionamentos amorosos, por isso também cada vez são mais sensíveis. E a vergonha é muito maior nos homens, por motivos culturais. Para um homem é mais pesado e tortuoso ser alvo de uma traição.  

Isto é uma questão cultural que só mudará quando for denunciada de forma muito clara: existe o mito de que os homens traem, que faz parte da sua biologia, o que está errado. Não, não é da biologia deles. Os homens e as mulheres traem porque ninguém lhes coloca limites. O nosso cérebro só ganha a capacidade de tomar consciência dos sentimentos dos outros quando alguém nos impõe limites ou nos é mostrado o nosso comportamento – quando alguém espelha as nossas acções.

Enquanto o nosso comportamento não for espelhado, não conseguimos tomar consciência do impacto que os nossos actos têm nos sentimentos dos outros. E enquanto a nossa cultura condescender na traição masculina, não está a contribuir para que se mude este comportamento.

Da mesma maneira, a nossa cultura coloca um peso muito grande e denuncia como erro maior o facto de a mulher trair. Culturalmente, a mulher vai sentir remorsos e desenvolver pesados sentimento de culpa, muitas vezes apenas por ter desejado outro homem. Já trabalhei com mulheres cujos processos depressivos eram muito pesados, sem nunca terem fisicamente traído, mas apenas por se terem apaixonado por outro homem.  

Precisamos de limpar da nossa cultura e parar de desculpabilizar as traições dos homens por ser «natural que o homem traia, os homens todos são assim, sempre foi assim». Porque o sofrimento de se ser traído é uma dor muito profunda.  


Tagged as , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)


Continuar a ler