Consultório: “Não conseguimos engravidar”

Escrito em em Setembro 26, 2018

A dificuldade em engravidar é um problema de que se fala hoje muito, por afectar tantos casais, por fazer sofrer muito

“Namoro há 4 anos com uma mulher de 33 anos e eu tenho 24.Tentamos engravidar e não conseguimos. Já fizemos ambos todos os exames possíveis e imaginários e a resposta a esses exames é que nenhum de nós tem qualquer problema que impeça uma gravidez. Sabendo que a lista de espera nos hospitais públicos para estas situações é interminável, existe alguma forma de conseguirmos ter um bebé?” 

A dificuldade em engravidar é um problema de que se fala hoje muito, por afectar tantos casais, por fazer sofrer muito. Mas penso que ainda falta falar muito mais, pois só quando se fala bastante é possível encarar e começar a resolver os problemas, quer a nível de políticas, quer a nível médico e psicológico. 

Realizados todos os exames e testes necessários, eliminou-se a existência de qualquer condição fisiológica que justifique a dificuldade em engravidar. Porém, é importante referir a influência do aspecto psicológico num processo de gravidez, é tão importante quanto o são os aspectos psicológicos; e a prova-lo está o facto de que quase todos nós conhecemos alguém que, depois de adoptar, quando já não esperava uma gravidez e um filho biológico, “de repente” ele acontece.

É evidente que em muitos casos há uma condição médica que precisa primeiro, se for possível, ser tratada. Mas sabemos que muitos casais que não conseguem engravidar, e que nos exames médicos não se encontra nenhuma dificuldade, normalmente têm condições psicológicas que bloqueiam o processo de gravidez.

A mente não é uma coisa fora do corpo. A mente e o corpo são uma unidade só – como dizia Espinosa, «uma só substância». E por isso muitas das nossas representações mentais, às quais não temos acesso consciente, podem impedir o nosso corpo de responder como nós, conscientemente, queríamos que ele respondesse.

A minha sugestão é a mesma que se dá aos milhares de casais com dificuldades em engravidar, sem motivos clínicos médicos que se registem em exames: consultem um psicólogo com treino em psicoterapia, que os ajude a perceber e a analisar a dinâmica como casal, as representações mentais que cada um tem do casal em que está inserido, de forma a perceber até que ponto alguma destas representações pode estar a comprometer o processo da gravidez.

Infelizmente, quando nenhum exame médico regista algum problema, a resposta comum dos médicos, da maioria, ainda é: “não há nenhum problema”; e esquecem-se de dizer que:”não há nenhum problema nos exames médicos que fizemos, mas agora é necessário explorar uma outra área do seu corpo, o seu funcionamento psicológico, o que deve fazer com um psicólogo”.  


Tagged as , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)


Continuar a ler