Lidar com pessoas narcísicas

Escrito em em Agosto 17, 2018

Difícil, muito difícil, é a relação quando uma das pessoas é narcísica… Nesse tipo de ligação, só existem dois caminhos…

A relação humana é bela, mas muito complexa. Olhando como espectadores, e um pouco despreparados, poderíamos pensar que duas pessoas que se gostam podem relacionar-se sem mais dificuldade. Amigos ou namorados, cada um deve fazer um esforço para se entenderem, e já tudo vai correr bem.

Não é assim. O que cada um perceciona, o que pensa e sente e portanto, a forma como age, resulta da sua personalidade. Olhando para o mesmo objeto cada um pode ver coisas completamente diferentes, e quanto maior a diferença de personalidades, maior essa diferença.

Daqui que duas personalidades mais semelhantes tenham maior probabilidade de se entenderem. Ao contrário do que acontece na Física e na Química, no amor os opostos não conseguem comunicar e sendo assim não se entendem. 

Também difícil, muito difícil, é a relação quando uma das pessoas é narcísica. Este termo entrou na psicologia clássica para referir as pessoas que estão completamente voltadas para si mesmas. Na mitologia, Narciso apenas se conseguia ver a si mesmo, na verdade a sua imagem no espelho das águas de uma lagoa

Para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que gostavam dele. Claro que esta atitude perante os outros é incompatível com a amizade ou o amor. Na relação com alguém “narcísico” há apenas dois caminhos. Num primeiro, a outra pessoa anula-se e tudo é em função da vontade e do propósito do narcísico. No segundo caminho, a outra pessoa está permanentemente em guerra, reclamando a atenção e a cumplicidade do narcísico sem entender o porquê de ele não lha dar.

O primeiro quadro viveu-se repetidas vezes no passado, deixando a mulher de ser quem era e apenas o marido expressava a sua personalidade. Atualmente a segunda versão está mais presente, e tantas vezes a luta sem travão da mulher a leva por uma escalada de desespero que os seus comportamentos parecem completamente desadequados quando olhados por terceiros. Acredito que no futuro todos nós aprenderemos mais sobre relacionamentos, de amizade e de amor, e que saberemos fazer um terceiro caminho, que passa por dizer não ao que nos faz mal.

Nesse futuro, os narcísicos certamente ficarão sozinhos, mas felizes, pois nem se irão aperceber que já não está lá ninguém para eles. E também não farão sofrer ninguém, porque já ninguém se anulará por eles nem desespera pela sua atenção. Cada um saberá o que é a amizade e o amor, e saberá dizer não ao que lhe faz mal 


Tagged as , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)