Quais são as principais causas do insucesso escolar?

Escrito em em Maio 27, 2018

Para combater o insucesso escolar, não há nada como conhecer as suas causas.

Além da dislexia, existem mais duas causas que podem igualmente originar dificuldade na aprendizagem da leitura. Uma delas é a imaturidade da criança e do adolescente para orientar a sua atividade pelas obrigações e não apenas pelo que lhe apetece e deseja.

Mesmo crianças com uma excelente capacidade intelectual, mas com imaturidade para o trabalho escolar, apresentam fracos resultados ou resultados inconsistentes que prejudicam o seu sucesso educativo e muitas vezes contribuem para desejar o abandono escolar.

BAR-ILAN (R. Itskowitz e H. Strauss, 1977 – versão portuguesa: Paula Mendes da Luz, Alexandra Figueiredo de Barros e António Menezes Rocha).

As características de personalidade são avaliadas por exames específicos que permitem quantificar e comparar, com tabela de valores por idade, a capacidade de formar vínculos afetivos fora da família, assertividade (indica a qualidade da relação interpessoal), dependência, maturidade nas relações interpessoais (oposto a ingenuidade), autoestima, angústia (sensação de que, se precisar, só pode contar consigo mesmo), pessimismo (sensação de que nada nem ninguém poderá contribuir para uma mudança positiva), recursos para lidar com o stress, stress por crítica externa, e outras que podem impossibilitar a criança e o adolescente de expressar a sua capacidade intelectual e o gosto por aprender.

Ao contrário do que acontece no caso da dislexia primária, nestes casos o psicólogo desenha planos de trabalho baseados em psicoterapia focada no desenvolvimento pessoal.

Insuficiente capacidade de abstração

A insuficiente capacidade de abstração pode também estar na origem da dificuldade em aprender a ler. A inteligência não é inata, desenvolve-se com a atividade da criança e do adolescente e por isso, depois de um estudo bem orientado, é possível estimular e desenvolver essa função mental tão importante em tantos contextos da vida.

Juntamente com o exame da Atividade Voluntária (L. Quintanar & Yu. Solovieva, 2010), o exame da Atividade Intelectual (Yu. Solovieva, 2014), permite ao psicólogo não apenas perceber o nível já atingido pela criança ou pelo adolescente, mas dá-lhe também orientação para desenhar o plano de desenvolvimento e promoção da capacidade de abstração.

Ultrapassar dificuldades e problemas

A psicologia tem como objetivo contribuir para ultrapassar dificuldades e problemas. Um trabalho que exige um estudo cuidado antes de começar qualquer intervenção. Dificuldade em aprender a ler e escrever nem sempre significa dislexia, por exemplo, mas qualquer que seja a causa da dificuldade, ultrapassá-la é fundamental para o bem-estar da criança e do adolescente e para o seu sucesso escolar.

O sucesso escolar é fundamental para o bem-estar da criança e do adolescente, mas ainda mais um elemento fundamental no seu sucesso quando adulto.


Tagged as , , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)


Continuar a ler